FISIOTERAPIA

É a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais. O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitar) a integridade de órgãos, sistemas ou funções.

Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida executados pelo fisioterapeuta, profissional de saúde, devidamente registrado no Conselho Regional de Fisioterapia com formação acadêmica superior, único profissional legalmente habilitado para prescrever condutas fisioterapêuticas.

Fisioterapia

ACUPUNTURA

A Medicina Ocidental define a acupuntura como sendo a estimulação de pontos específicos localizados na superfície da pele, que tem a capacidade de alterar diferentes condições fisiológicas e bioquímicas no corpo, a fim de se obter o efeito desejado. Segundo a medicina moderna, os pontos de acupuntura são áreas de sensibilidade, nas quais são introduzidas agulhas para estimular diversos receptores sensoriais que, por sua vez, estimulam os nervos que enviam impulsos para o hipotálamo e para a hipófise, localizados na base do cérebro. Está comprovado que o estímulo pela acupuntura pode liberar endorfinas e neurotransmissores, aumentando assim a produção de neurotransmissores e neuro-hormônios, melhorando o fluxo sanguíneo e estimulando o sistema imunológico.

Efeitos e indicações da acupuntura
As endorfinas desempenham um importante papel no funcionamento do sistema hormonal, além de ser várias vezes mais potentes que a morfina, daí a indicação e eficiência da acupuntura no tratamento de dores em geral, artrites, infertilidade, etc. Além de relaxarem o corpo, as substâncias liberadas pela acupuntura também atuam na regulação de serotonina no cérebro, pelo que muitas vezes a depressão é tratada com acupuntura, além do aumento do número de células de defesa.

Acupuntura